Alongamento Muscular 1

 

O músculo esquelético e o músculo cardíaco não possuem a propriedade de se alongar, ou seja, MÚSCULO ESQUELÉTICO NÃO ALONGA.

 

Alongar significa a propriedade de um tecido que possa se esticar ou curvar-se.

Os músculos, por estarem sempre contraídos durante a vida, podem aumentar seu tamanho quando nos espreguiçamos, por exemplo, mas não podem se esticar porque na sua morfologia (constituição) não possuem fibras elásticas!

 

Para que o leigo possa compreender o que parece incrível basta comparar a carne com a pele. A carne dos animais que fazem parte das refeições da maioria dos seres humanos é dura, as cozinheiras “batem nelas com martelo” para amolecerem, porque infelizmente os animais que utilizamos na nossa cadeia alimentar morrem sob tortura e intensa contração muscular. Nós humanos também quando somos torturados reagimos com contração máxima e quando morremos exibimos o assim chamado “rigor mortis”.

 

Essa contratura às vezes demora muito tempo para desaparecer, mas a carne humana felizmente não é saborosa e não faz parte da nossa cadeia alimentar. Deus é sábio. Imaginem o que aconteceria se fizesse! Isso porque o que dá sabor a carne é a sua quantidade de gordura, a quantidade de gordura do músculo humano é muito pequena comparada com a de outros animais, por isso a carne suína e a picanha são tão saborosas, mas voltemos à elasticidade. A pele ao contrário da carne possui na derme inúmeras fibras elásticas, sendo assim é possível esticar um pedaço de pele. Sorte dos cirurgiões plásticos!  Mas não é possível esticar um pedaço de carne.

O maior tamanho que um músculo pode ter é o de um músculo relaxado. Por isso ao invés de alongamento muscular, que repito não é possível, deveria-se falar em relaxamento muscular.

O maior tamanho que um músculo pode ter é de um músculo relaxado.

 

Continuamos na semana que vem com Alongamento Muscular II.

 

Um abraço!

 

Dr. Beny Schmidt

Please reload

MANDE SUA MENSAGEM

Desenvolvido por Mais Comunicativa.